Prevenção requer conhecimento. O que deve saber !

 

 

O total de casos oficiais de VIH em Portugal são 13 287, mas os cálculos apontam para 30 mil. Destes casos identificados, 51,7 por cento são de sida, 9,3 por cento são intermediários e 39 por cento são seropositivos. De acordo com estes resultados a fase intermediária é muito reduzida, o que poderá indicar ou um rápido desenvolvimento do vírus ou uma tardia descoberta do mesmo.

 

Ciências da Saúde.

Exames que podem salvar vidas.

 

Ultrassom, ressonância, mamografia e ecocardiograma são alguns dos exames mais importantes que ajudam a salvar vidas. Muitas vezes, eles não são os primeiros a serem pedidos no consultório, mas são essenciais para descobrir doenças mais graves.


Conheça alguns exames que podem salvar vidas:


Ecodoppler de carótida – esse exame é importante para pessoas acima de 60 anos fazerem com regularidade, pois identifica o estreitamento da artéria do pescoço, que pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC), já que diminui a irrigação para o cérebro.

Ressonância por difusão – esse tipo de ressonância é importante para identificar precocemente uma área de isquemia, um AVC no seu principio, que muitas vezes não é identificado pela tomografia. Esse exame define a área de lesão e ajuda a orientar um tratamento.

Desintometria óssea – deve ser realizada regularmente a partir dos 50 anos, principalmente por mulheres que já entraram na menopausa, quando o risco de fratura é alto.

Tractografia – é um outro tipo de ressonância, em que o medico começa a ver as fibras do cérebro e de outras regiões do corpo. A importância desse exame é identificar como o tumor esta comprimindo as fibras, além de orientar o medico na hora da operação de retirada do tumor, para evitar danos às funções motoras.

Mamografia – deve ser feita anualmente em mulheres com mais de 35 anos, para identificar tumores na mama, além do autoexame. Depois dos 60, deve ser feito de 2 em 2 anos. As mulheres com histórico na família podem começar mais cedo, aos 30 anos.

Ecocardiograma – é um dos principais exames para identificar problemas no coração. É um ultrassom que gera imagem do órgão. Pode identificar uma obstrução do coração, doenças do músculo cardíaco e sopro cardíaco.

Ultrassom de mama – pode ser feito em mulheres abaixo dos 35 anos que perceberão alteração no seio. Nessa faixa etária a mamografia não e eficiente, já que até os 35 anos a mama é mais rígida. A mamografia é mais eficaz na mama mais flácida.

 

Novas descobertas no combate ao cancro.

Progressos cientificos: Aponta para novos caminhos, consequentemente serão motivo animador para todos aqueles se encontram vitimas destas enfermidades.


 


Métodos em fase de experiência:


Encontra-se em fase de desenvolvimento a termoterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substancia ao corpo que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a ter morregulação corporal. E é exatamente essa técnica que os cientistas e estudiosos estão analisar a fim de usar como alternativa a quimioterapia, que de uma forma geral agride o organismo dos pacientes.

Cientistas consideram que a termoterapia pode ser uma alternativa à quimioterapia no combate ao câncro, de acordo com estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Física.

O novo tratamento usa a hipertermia para aquecer apenas o tumor a uma temperatura de 56ºC, o que destrói o tecido cancerígeno enquanto mantém o tecido em volta sadio, a não mais de 41ºC. Segundo indicou à Agência Efe Ishwar Puri, professor da Universidade Virgínia Tech e diretor da pesquisa, em colaboração com o doutor Elankumaran Subbiah, da Escola de Medicina Veterinária de Virgínia-Maryland. 

Google Body Browser

O Google Body Browser é um aplicativo da empresa Google que permite de forma gratuita visualizar o corpo humano em 3D. Com vários níveis de observação. Conheça o corpo humano em detalhes neste fantástico programa desenvolvido pela Google.

 

 


Clique no botão em baixo para ter acesso ao site Google Body Browser .