Adivinhas

17-05-2012 04:16

É importate que um adulto possa ajudar, diverte e tenta adivinhar, boa sorte .....


 

 

Ainda antes de a mãe nascer, já anda o filho a correr. A chama e o fumo

Alto está, alto mora, ninguém o vê, todos os adoram. Deus

Altos castelos, lindas janelas, abrem e fecham, ninguém mora nelas. Olhos

Ando para trás e para frente, quase sempre a passar, muitas vezes com o rabo quente, mas nada quer queimar. Ferro de engomar

Aproveitam e desperdiçam tudo o que vão fazer, pois os dedos pêlos olhos, todos lhe querem meter. Tesoura

Branca como a neve, preta como a paz, fala e não tem boca. Anda e não tem pés. Carta

Dois irmãos do mesmo nome, vão marchando com afinco, mas um dá sessenta passos, enquanto o outro dá cinco. Ponteiros do relógio

É bom para se comer, mas não se come assado nem cru, nem cozinhado, o que é? Prato

É muito bom para o pequeno almoço e também para o lanche se queres crescer muito também o deves beber ao deitar. Leite

É uma caixinha, de bem querer, não há carpinteiro, que a saiba fazer? Noz

É uma senhora muito esbelta, que com finos véus se aperta, quem tiver que desapertar, muitas lágrimas há-de chorar. Cebola

É usado lá na China, mas que não fosse, não quebrava a sua sina, de aparecer em loiça fina, com coreia e muito doce. Arroz

É varinha de condão, que ao tocar numa caixinha, faz luz na escuridão. Fósforo

Em si a lua se espelha e o sol reflecte também, quando a gente se aproxima olhando-a nos vemos bem. Água

Eu tenho, princípio e fim, mas também é verdade, que muito embora completa, eu fico sempre metade. Meia

Eu trabalho noite e dia, se me derem de comer, nos dentes quero água, e na boca de comer. Moinho

Faça sol ou faça frio, ele tem sempre onde morar, veio do mundo senhorio, mas como o pai e o tio não pode a casa alugar. Caracol

Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim. Cenoura

Foi feita para impedir, também para deixar passar, meu dono pode-me abrir que esse nunca vai roubar. Porta

Não sou bonita, mas tenho cabeleira, a minha cabeça é de pau, e sou das limpas estimada. Escova

Não sou bonito por trás, mas sou bonito pela frente, pois estou sempre a mudar, porque imito muita gente. Espelho

Não tem pernas mesmo assim, não tem braços e onde mexe, deixa tudo num sarilho. Vento

O pescador à pesca diz: mar; o carneiro no monte diz: me; o caçador à caça diz: lá; e o pobre à porta diz: dá. Marmelada

O que é que é que vem do monte, dá voltas à casa, e arruma-se a um cantinho. Vassoura

O que é que fazem todos ao mesmo tempo: velhos, novos e crianças? Envelhecer

O que é, que é que quanto mais rota está, menos buracos tem? Rede

O que é, que é, que nasce grande e morre pequeno? Lápis

Ó que lindos amores eu tenho, ó que lindos, ó que ingratos, andam por dentro das botas e por fora dos sapatos. Tornozelos

O seu sabor é muito azedo e a casca amarela, se o quiseres saber tens de lhe juntar açúcar. Limão

Pai alto, mãe redonda, filhos pretos, netos brancos. Pinheiro, pinha, pinhão

Pelo muito bem que faço não posso ser dispensado, se persisto aborreço, se falto sou desefado. Chuva

 Pequeninas e verdinhas encontram-se escondidas dentro de uma casca muito comprida. Ervilhas

Pode ser bom companheiro, e também um bom amigo, conta-me a lição que der e trás guardado consigo. Livro

Qual é a coisa, qual é ela, comprida como uma estrada, mas cose em mão fechada? Novelo de linhas

Qual é a coisa, qual é ela, que anda léguas e léguas com um pedaço de carne na boca? Sapato

Qual é a coisa, qual é ela, que é vermelha, avermelhada e caminha bem no mato e não caminha na estrada? Fogo

Qual é a coisa, qual é ela, que quanto mais alta está, melhor se lhe chega? Água do poço

Qual é a coisa, qual é ela, que quanto mais cresce, menos se vê? Noite

Qual é a coisa, qual é ela, que quanto mais se olha, menos se vê? Sol

Qual é a coisa, qual é ela, que se faz para andar e não anda? Estrada

Qual é coisa, qual é ela, mal chega a casa está logo à janela? Botão

 Qual é coisa, qual é ela, que entra pela porta e sai pela janela? O vento

Qual é o bicho, qual é, sem osso nem espinha? Minhoca

Que cidade é "olfacto de cão”? Faro

Que é que é, tem um palmo de pescoço, tem barriga e não tem osso? Garrafa

Que é que é, uma caixinha redondinha bem feita, para rebolar, todos a podem abrir, ninguém a pode fechar? Ovo

Que é, que é, que cai e fica em pé? Gato

Que é, que é, que quanto mais quente está, mais fresco é? Pão

Que é, que é, que se parece com a pessoa, mas ela não é? Fotografia

Que é, que é, que tem um dente e chama por toda a gente? Sino

Sai da sala e vai para a cozinha. Abanando o rabo como uma bailarina. Vassoura

Semente preta, em terra mimosa, onde poisa deixa uma rosa. Pulga

Sempre quietas, sempre agitadas, dormindo de dia, de noite acordadas. Estrelas

Só a faz quem já a tem, pois quem não a tem não a faz, se a tem pode não fazer, se a fizer, já não a faz. Barba

Somos duas irmãs gémeas, despidas ou enfeitadas, nunca nos podemos ver e nunca andamos zangados. Orelhas

Somos mais de mil irmãos, negrinhas como carvão, mas não viemos de África, nem lá temos geração. Formigas

Somos três irmãos diferentes, nenhum de nós bebe ou come, no entanto é nossa missão dar de comer a quem tem fome. Colher, garfo e faca

Sou adorado por todos, porque a todos faço bem, sirvo também de relógio, aos que relógios não têm. Sol

Sou branco como a neve, doce, como mel, se me puseres no leite, saberá muito melhor. Açúcar

Sou gigante e gigantão, tenho doze filhos no meu coração, de cada filho trinta netos, metade brancos, metade pretos. Ano, meses, dias, noites

Sou mais vasto do que o mar e ninguém me pode ver, todo o mundo é meu luar, sem mim não podes viver. Ar

Sou pintada por for a, sou pintada por dentro, tenho olhos para ver e uma boca para abrir, transparente é o meu sangue todo o ano uso chapéu, e de noite psso ficar iluminada, adivinha quem sou? Casa

Sou redondo e sou de leite, sou de vaca, de cabra ou de ovelha, uns gostam muito de mim, mas há outros nem do cheiro. Queijo

Sou um velho encolhido, que estando em formosa mão, me abra logo encantado, como a cauda de um pavão. Leque

Sou vermelho, muito vermelho, quando ficas corado, dizem que estás um...? Tomate

Tanto o rico como o pobre me hão-de ter, tenho dentes e não como, mas ajudo a comer. Garfo

Tem coroa e não é rei, tem escamas sem peixe ser, além de servir para doce, é fruta, podes comer. Ananás

Tenho camisa e casaco, sem remendo, nem buraco, estoiro como um foguete, se alguém no lume me mete. Castanha

Tenho dentes e não como e p’ra comer eu fui feito, lido sempre com comida, mas comer…não vejo jeito. Garfo

Tenho nome de dança tropical, mas sirvo para dar saber à comida tradicional. Salsa

Tenho olhos e não vejo, tenho boca e não falo, ando e não tenho pernas. Rua

Tenho olhos mas não vejo, mesa debaixo da terra. Podes comer-me assada, frita ou cozida. Batatas

Tenho uma casa com doze damas, cada uma tem três quartos, todas elas têm meias e nenhuma tem sapatos. Horas

Trás esporas não é cavaleiro, tem serra não é carpinteiro, tem picão não é padeiro, acorda não é despertador, canta sem cortar cova a terra não é cavador. Galo

 Uma capelinha muito pequenina, com o sacristão de vermelho, e os santos todos de branco. A boca, a língua, os dentes

Uma mãe com sete filhos: cinco justas, uma santa e outra com falta. Quaresma

Uma meia meia feita, outra meia por fazer, diga lá minha menina, quantas meias vem a ser? 1/2 meia

Uma senhora muito delicada, dá seus passos todos iguais, namora-se de um mancebo, todo cheio de sinais. Agulha e dedal

Uma senhorinha, muito assenhorada, nunca sai de casa, está sempre molhada. Língua

Verde como o mato e mato não é, fala como gente e gente não é. Papagaio

Verde foi o meu nascimento e de luto me vesti, para dar a luz ao mundo mil tormentas padeci. Azeitona