Exames que podem salvar vidas.

03-12-2010 17:03

Ultrassom, ressonância, mamografia e ecocardiograma são alguns dos exames mais importantes que ajudam a salvar vidas. Muitas vezes, eles não são os primeiros a serem pedidos no consultório, mas são essenciais para descobrir doenças mais graves.

Conheça alguns exames que podem salvar vidas:

Ecodoppler de carótida – esse exame é importante para pessoas acima de 60 anos fazerem com regularidade, pois identifica o estreitamento da artéria do pescoço, que pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC), já que diminui a irrigação para o cérebro.

Ressonância por difusão – esse tipo de ressonância é importante para identificar precocemente uma área de isquemia, um AVC no seu principio, que muitas vezes não é identificado pela tomografia. Esse exame define a área de lesão e ajuda a orientar um tratamento.

Desintometria óssea – deve ser realizada regularmente a partir dos 50 anos, principalmente por mulheres que já entraram na menopausa, quando o risco de fratura é alto.

Tractografia – é um outro tipo de ressonância, em que o medico começa a ver as fibras do cérebro e de outras regiões do corpo. A importância desse exame é identificar como o tumor esta comprimindo as fibras, além de orientar o medico na hora da operação de retirada do tumor, para evitar danos às funções motoras.

Mamografia – deve ser feita anualmente em mulheres com mais de 35 anos, para identificar tumores na mama, além do autoexame. Depois dos 60, deve ser feito de 2 em 2 anos. As mulheres com histórico na família podem começar mais cedo, aos 30 anos.

Ecocardiograma – é um dos principais exames para identificar problemas no coração. É um ultrassom que gera imagem do órgão. Pode identificar uma obstrução do coração, doenças do músculo cardíaco e sopro cardíaco.

Ultrassom de mama – pode ser feito em mulheres abaixo dos 35 anos que perceberão alteração no seio. Nessa faixa etária a mamografia não e eficiente, já que até os 35 anos a mama é mais rígida. A mamografia é mais eficaz na mama mais flácida.

 


Menu