Receitas

17-05-2012 05:13

Receitas de Culinária.

O que procura encontra aqui.

As melhores receitas de culinária

estão disponíveis para si.


 

Frutos Disfarçados

Peça ao seu filho para descascar algumas tangerinas e lhes separar os gomos tirando em simultâneo as pequenas peles brancas. Neste lapso de tempo, prepare um licor em ponto de rebuçado: faça derreter 500g de açúcar num copo de água e junte duas colheres de sopa de limão. Quando uma gota de licor cristalizar numa taça de água fria, mantenha a mesma temperatura (deve evitar que a mistura se torne caramelo).
Mergulhe cada um dos frutos no licor, depois retire-o com uma colher de pau.
Deixe arrefecer num mármore oleado, numa chapa ou numa grelha. Poderá disfarçar do mesmo modo as laranjas, os bagos de uva.


Mini-Pizza Sorridente


Preparem juntos a massa da pizza: para 8 mini-pizzas, é preciso 1kg de farinha, 1/2 litro de água tépida, 30g de fermento de padeiro e 50g de sal.
Trabalhe bem à mão (o seu pequeno aprendiz de padeiro fará isso com prazer!) e deixe descansar pelo menos uma hora.
Em seguida, achate à mão pequenas bolas. Enrole as beiras e guarneça com: tomates, cogumelos, presunto, orégãos, queijo. As azeitonas pretas serão os olhos, as anchovas a boca (sorridente).
Deixe cozer 10 minutos em lume vivo, prove, mmh!


O Boneco de Pão de Mel


Derreta 200g de mel. Neste lapso de tempo, deite 200g de farinha numa saladeira, peça ao seu filho para nela abrir um "poço" e depois para aí deitar um copo de leite. Mande misturá-los com uma colher de pau enquanto você deita o mel derretido.
Não se esqueça de juntar à mistura uma colher de café de bicarbonato de sódio e meio saquito de fermento. Ele terá, então o grande prazer de amassar a pasta à mão. Perfume, à escolha, com anis ou canela.
Dê-lhe uma bola de massa para ele modelar o seu boneco e encha uma série de moldezinhos de todas as formas com o resto da massa. O bonequito de pão de mel poderá ser decorado a pincel com a seguinte mistura: 200g de açúcar em pó, uma clara de ovo e o sumo de um limão. Deixe cozer em lume brando cerca de uma hora e meia a duas horas, e deixe arrefecer antes de provar.


Bolinhos Geométricos


Mande-o cortar em pedacinhos 225g de manteiga e misture-os a 250g de farinha. É preciso trabalhar a massa com os dedos, depois incorporar 100g de queijo ralado, uma pitada de sal, um pouco de pimenta e, se possível, gengibre em pó.
Junte um copinho de água. Faça uma bola, deixe repousar duas a três horas. Estenda a massa com o rolo e mande a criança recortar formas variadas (círculos, quadrados, triângulos) com um copo, um faca de ponta redonda ou um saca-bocados. Pode-se cobrir com uma camada de açúcar e clara de ovo e polvilhar com queijo antes de meter o conjunto sobre uma chapa untada com manteiga, em forno quente (termóstato 7). Deixe cozer 15 minutos. Deixe cozer 15 minutos.


Brigadeiros


Ingredientes: 1 lata de leite condensado, chocolate em pó, 2 colheres de leite, manteiga 

Junta o chocolate com o leite condensado. Mistura a manteiga e aquece ao lume.
Mexe sempre muito bem. Deita a massa num prato e faz bolinhas.
Podes pô-las em caixinhas de papel e... ... comê- las! Hum ... que bom!


Caramelos


Misture 250g de açúcar em pó com algumas gotas de extracto de limão ou o equivalente em sumo e um pouco de água. Faça ferver a mistura. Prepare uma taça de água fria: se uma gota de licor se cristalizar nela (verifique que pode modelá-la), pare a cozedura.
Deixe arrefecer um pouco, depois deite o licor espesso num mármore oleado ou, na sua falta, numa chapa. Mande o seu filho deitar algumas gotas de corante de várias cores: nesse momento é necessário misturar irregularmente com uma colher.
Modelem juntos um longo rolo de cerca de 2 cm de diâmetro, torçam-no, depois recortem-no (com uma tesoura untada) em pedacinhos.
Deixe arrefecer antes de provar!


150 Actividades para Crianças (3 anos)"; Catherine Vialles; Edições Asa