Nota aos visitantes

19-08-2010 03:43

Os habitantes do concelho de Mafra sabem receber, são persistentes e trabalhadores, leais, com desígnio e capacidades para vencer adversidades. Assim, tem sido ao longo de milénios de História que sustenta esta comunidade, que nos últimos anos soube aproveitar a maior abertura do país, construindo oportunidade dia a dia, assumindo-se hoje plenamente como uma Vila de referência.

No ano de 2010, iniciamos um ciclo centrado numa ideia chave, a de fortalecer Vila de Mafra no Sistema Urbano Regional e de desenvolver o conceito de centralidade. Esta orientação tem-nos permitido estabilidade e resultados positivos bem evidentes, em termos culturais, sociais e uma economia mais robusta e internacionalizada.


Mafra é hoje um Município mais qualificado, mais competitivo, de elevada qualidade e amigo do ambiente, estruturado para receber mais população e actividades económicas, apto para assumir papel crescente de ancoragem do espaço regional, o que, num processo fortemente pressionado pela globalização, obriga todos os habitantes, suas instituições e empresas, a envolverem-se com as suas melhores competências, assegurando crescimento justo e sustentável, promovido com elevados padrões de cidadania.


É preciso promover a coesão, o reequilíbrio territorial da população e da economia, promover o desenvolvimento rural para o fortalecimento, dotando-as de adequadas competências científicas, tecnológicas e administrativas.


O tempo presente é abstrato, face aos efeitos da crise internacional, às medidas de austeridade, à pressão dos mercados financeiros, ao baixo crescimento económico, mas também é um tempo de oportunidade único, para reformas essenciais, pública e económica, de modo a podermos vencer e promover a convergência com a Europa.

É preciso, olhar o futuro, vencer os efeitos da crise, reduzir o desemprego e a pobreza, promover o crescimento e a transição para um modelo económico mais audaz.


Temos pela frente uma tarefa, que nos obriga à permanente otimização da utilização dos recursos de que dispomos, de modo a não condicionar o futuro dos mais jovens.


Mafra tem atrás de si uma História e Identidade muito fortes, saberá continuar um percurso de afirmação, através do conhecimento e da cidadania que lhe fortalece a vivencia comunitária, concentrando-se no essencial, articulando competências e recursos.


Administrador do Site Vitrinismo.Mafra
         

            Fernando Guimarães

 


Você pode utilizar a os RSS feed para divulgar novos artigos diretamente para os seus leitores.